Pular para o conteúdo

Pespectivas para a Psicanálise – A pandemia e seus efeitos

Um novo paradigma social se consolidou recentemente, alterando tudo o que julgávamos saber a respeito da humanidade e seu comportamento. Isso afetou não somente a orientação das ciências sociais, mas também daquelas que se dedicam exclusivamente ao estudo da mente humana, tal qual a Psicanálise.

 

5 comentários em “Pespectivas para a Psicanálise – A pandemia e seus efeitos”

  1. A pandemia é um evento horrível da atualidade ,porém de uma forma completamente “torta”, revelou situações, sentimentos e novidades para todos. Muitas pessoas não conheciam seus filhos, marido,rotina da casa, entre outras coisas, passaram a conviver mais tempo com estas PESSOAS que habitam com sigo, o mesmo teto e não se conhecem. Para as crianças é uma oportunidade única de estar mais tempo com seus pais, para os pais conhecer seus “anjos” e ver de perto o que eles fizeram ,como estragaram seus rebentos. As rotinas foram afetadas ,mascaras cairam,familias se uniram, as pessoa passaram a olhar mais para o outro.Esta pandemia nos mostrou o quanto algumas pessoas são egoistas, sozinhas, apesar de expor na internet uma vida com muitos amigos, viagens, estas pessoas estão agora, repensando nas prioridades, repensando no que é verdade, descobrindo que a reciprocidade é necessária e que o ser humano não pode ser uma ilha.

  2. A mudança de comportamento brusco como esta pandemia fez o ser humanos mudar seu olhar como um todo foi além da parte da saúde tem proporções desastrosas na economia nas fontes de emprego e na família tudo ao mesmo tempo a saúde mental foi afetada tanto como este vírus a consequência disto foi o individuo com sofrimentos e sentimentos de perda de trabalho renda luto de familiares e a insegurança do amanha por não ter a vacina.
    Uma carga tolamente mais pesada derramada diante da psicanalise para trazer respostas rápidas ao emocional de cada um neste cenário não se trata apenas um problema mais um conjunto deles.
    Em buscas por ambientes anterior como gripe espanhola o ebola a peste negra e outros nada foi descrito com tamanha proporção social como este vírus o capitalismo fica nu a sociedade muda seus comportamentos voltando a se agrupar como nômades mudando conceitos sobre comportamento humano e com isso abrindo sem precedentes a forma do olhar e forma do tratar de cada individuo.
    a Psicanalise entra com compromisso constante diante de tantos desafios e ao mesmo tempo tantas pessoas afetadas não fica de fora dos serviço sociais nem da psicologia nem mesmo psiquiatria todos os setores que servem a saúde as politicas económicas ambiental a educação todos setores devem manter entrelaçados unidos firmes para superar juntos este momento e as consequências futuras dele não existe apenas um setor uma área todas em geral que influencia o meio vida do ser humano deve manter unidas como um elo de corrente neste momento um único elo rebentado pode trazer para todo trabalho das demais áreas um desperdício de trabalho e energias.
    Cabe a cada setor apresentar resultados satisfatório a toda sociedade unir para buscar uma melhoria vida do individuo que tanto perdeu assim como em acontecimentos passados este cenário pode sim superado com a união de todos.
    A forma pensar de cada ser humano ainda esta luto ainda não acabou ajudar de todas as formas acredito ser o mais prudente a fazer antes dar uma opinião formada sobre comportamento de cada individuo.

  3. A pandemia, além de seus terriveis males, que causou, podemos aprender também com ela que, o ser humano nunca será feliz sem sua liberdade.

  4. Nada ficou no lugar, tudo na vida foi deslocado para um outro espaço, e hoje nos vemos às voltas com a tentativa vã de trazermos as coisas para seus lugares pré-estabelecidos, mas não tem mais volta.
    Precisamos com criatividade adaptarmo-nos aos lugares onde tudo se encontra hoje, aprendermos com as novas realidades e criarmos novos caminhos, estabelecendo os novos rumos da nossa vida e da vida do outro.

  5. A psicanálise é imprescindível para a sociedade contemporânea adoecida, em que as pessoas mascaram seus sintomas com remédios. Hoje há remédios até para “dores da alma” nas farmácias ( fobias, angústias, depressão, ansiedade, pânico, raiva…) medicamentos que causam dependência, porém apenas remediam, ocultam , não curam, e os sintomas sempre voltam . Freud, 1930 dissertou muito bem sobre o mal estar na civilização. A psicanálise não é o remediar, é o processo de libertação das pulsões, das repressões, que geram os sintomas. É o libertar-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Fale conosco