Pular para o conteúdo

Basta ter um certificado de psicanálise para ser psicanalista?

Não basta ter um certificado para ser considerado(a) psicanalista. Tradicionalmente, quem deseja atuar como psicanalista deve integrar uma sociedade psicanalítica com preceitos bem definidos a respeito de como a prática deve ser executada. Isto é, embora não haja regulamentação governamental sobre a prática da psicanálise, deve haver um rígido controle por parte das sociedades psicanalíticas a respeito de como seus profissionais estão atuando. 

Assim, independentemente de possuir um certificado ou não, uma pessoa só é considerada psicanalista se fizer parte de alguma sociedade, pois esta regulará suas atividades. Abaixo selecionamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre quem é ou não considerado(a) psicanalista.

Tenho um certificado de Psicanálise ou graduação/pós-graduação em Psicanálise. Sou psicanalista?

Não. Psicanalistas não são formados através dos modelos da educação tradicional, mas sim através de métodos próprios desenvolvidos pelas sociedades psicanalíticas. A formação em psicanálise contempla a teoria, as análises pessoais obrigatórias e o atendimento supervisionado por uma sociedade. Se você tem um certificado de pós-graduação em Psicanálise e não faz parte de uma sociedade psicanalítica, então você não é psicanalista. 

Fiz um curso de formação em Psicanálise e tenho o certificado de psicanalista, mas não faço parte de nenhuma sociedade. Sou psicanalista?

Não. É necessário que, além do certificado, você conte com os auspícios de alguma sociedade psicanalítica (ou sindicato, tal como o SINATEN – neste caso a comprovação de formação clássica através do certificado também é necessária) para que suas práticas como psicanalista sejam reconhecidas. Uma pessoa com certificado de psicanalista que atua sem fazer parte de alguma sociedade psicanalítica é equiparável a qualquer outro profissional que atue sem o respaldo do órgão regulador de sua profissão. Ou seja, ser atendido por um psicanalista que não faz parte de alguma sociedade psicanalítica significa colocar em risco aquilo que se tem de mais valioso: a saúde. 

É necessário ser psicólogo ou médico para ser psicanalista?

Não. A psicanálise não é uma subdisciplina de outras ocupações. A psicanálise é uma disciplina que se sustenta sem a necessidade do aval de qualquer ocupação que exista no mundo. Em termos gerais, não é necessário qualquer tipo de formação acadêmica formal para exercer a psicanálise, uma vez que o curso de formação oferecido pelas sociedades psicanalíticas já é uma formação completa. 

De qual sociedade o(a) psicanalista deve fazer parte para ser psicanalista?

É necessário fazer parte de alguma sociedade psicanalítica (ou sindicato) devidamente estabelecida com 2 ou mais membros. Existem inúmeras sociedades psicanalíticas no mundo e todas possuem entendimentos diferentes a respeito da teoria e da prática psicanalítica. A sociedade psicanalítica determina como deve ser a prática do(a) psicanalista. Para que a prática seja considerada psicanálise, é necessário que a sociedade psicanalítica siga criteriosamente os(as) autores reconhecidos pela British Psychoanalytical Society e International Psychoanalytical Association e International Psychoanalysis Council.

Sigmund Freud, Otto Rank, Karl Abraham, Max Eitington, Ernest Jones, Hanns Sachs e Sandor Ferenczi. Congresso de Berlin, 1922.

Quem regulamenta a psicanálise?

As próprias sociedades psicanalíticas devem exercer controle de como seus psicanalistas estão atuando. Como vimos, não há e nem pode haver regulamentação do governo a respeito da prática psicanalítica, uma vez que esta varia de sociedade para sociedade. 

Breve histórico das sociedades psicanalíticas

A primeira sociedade de psicanálise foi fundada em 1902 e recebeu o nome de Psychological Wednesday Society. Era um encontro que Freud realizava semanalmente com colegas que se interessavam por psicanálise. Em 1908 contava com 14 membros. Logo deu espaço a outras sociedades, abrindo caminho para a abrangência indistinta e internacional da psicanálise. 

235 comentários em “Basta ter um certificado de psicanálise para ser psicanalista?”

    1. Marcos Antônio Duarte Silva

      Apreciável o conteúdo as dúvidas frequentes. Estou iniciando o curso, e estou animado com a forma a comunicação, e explicações estão sendo realizadas.

    2. Estou iniciando o curso que vem de encontro aos meus anseios e questionamentos a respeito de comportamento humano e já estou gostando muito da forma como está sendo conduzido

  1. Ótima explicação e faz todo sentido, pois todo bom profissional seja em qual área for atuar, precisa, entendo eu;.. de reciclagem e suporte para cunho de aperfeiçoamento, acompanhamento e aprendizado constante.

    E no caso do Psicanalista para exercer sua função é preciso pertencer a uma sociedade psicanalítica e seguir as recomendações que é óbvio.

  2. Nillo Gallindo, comenta…

    Por experiência própria vi, em mim.mesmo se me permitem o pleonasmo e sempre acreditei e entendi que todas as reações orgânicas boas ou más, benéficas ou adversas ao organismo se originam na mente que é o motor e diretora ditadora do organismo. E claro que os pensamentos se formam na mente após um dos sentidos ou mais estimularem através de seus contatos eletrônicos os receptores cerebrais. Não seria possível a existência do pensamento caso não houvesse pelo menos um sentido ou algo sensorial que levasse o impulso ao receptor cerebral e a resposta ou reação fosse dada em função da formação de um pensamento. E é este pensamento que pode ser benéfico ou maléfico ao restante do conjunto orgânico. Através de um livro americano muito antigo e simples que não fez sucesso, descobri como posso eliminar a síndrome do Pânico em poucos minutos toda vez que se apossar de mim. Eu sempre fui portador de depressão e, as vezes, o terrível Pânico. Mas há muitos anos aprendi a barra-los e controla-los. É fantástico e sem efeitos colaterais algo que nenhum medicamento pode realizar a contento.
    Imaginei: isso é área da psico+análise de cada um. Pelas descrições, currículos e conteúdos aliados a economia apostei na escolha da SOMATA, eu a achei confiável, sem rodeios, direta, objetiva diante do que desejo. Curso Biomedicina, troquei pela Psicanálise da SOMATA. As morbidades precisam da quimica medicamentosabem muitos casos, mas a análise da mente do enfermo precisa muitas vezes 90% da muleta ou ação favorável da mente ou psicanálise. É o que imagino. No túnel do tempo estou pertinho do outro lado, pois tenho 81 anos. E para minha felicidade eu tenho certeza do que existe no fim do túnel da vida após um breve intervalo que não é sensorial. Mas se eu puder ajudar alguns dos meus sofredores irmãos humanos que vagam de consultório em consultório buscando uma melhoria nos tormentos e msua vida ou no futuro eu já ficarei.muito satisfeito em servi-los na busca da mesma felicidade que eu encontrei. O Sol nasce para todos.
    .

    1. Josiane Aparecida dos Reis

      Venho me apaixonando pelas terapias, e quando descobri a psicanálise fiquei ainda mais envolvida! Espero poder absorver o máximo de conhecimento, para integra-lá junto aos meus clientes, e poder levar um pouco mais de conforto a vida de cada um !
      Sou muito grata ao universo pela oportunidade!?

      1. Antonia Lucia Pereira Viana

        estou no começo do curso,amo psicanalis.estou me sentindo realizada com o começo
        sempre busquei realizar esse curso mais nunca tive oportunidade.Sou Enfermeira graduada e quero e vou ser
        Enfermeira Psicanalista .obrigado a Samata por me acolher.

        1. Adorei as explicações, tudo fsz sentido !
          Concordo, não basta ter uma profissão para atuar, é importante esta ligado em uma associação. Precisamos fazer parte de slgo que nos representa. Tenho muita vontade de fazer parte desse mundo da psicanálise, e quero fazer esse curso. Sempre gostei muito de ler e buscar conhecimentos sobre a psicanalise.
          Obrigada por nos esclarecermos o que pelo ou menos eu, não tinha tantas certezas rsr

    2. Luciana da Silva Carvalho

      Parabéns pela decisão senhor Nilo! Fico muito feliz em saber de sua disposição e contentamento para estudar e servir aos outros. Isto é maravilhoso! Que tenha muito sucesso nos estudos!

    3. Gederson Batista dos Santos Gomes

      Olá, amigo!
      Gostaria muito de saber qual o título deste livro, o qual mencionou em seu comentário.
      Fico muito feliz que tenha está visão de ajudar o próximo, e o parabenizo pela sua iniciativa.

    4. Elizabeth da Silva Costa Pereira

      Gostei muito do seu testemunho, como vc quero fazer parte dessa família Sonata e poder ajudar as pessoas que precisam.

    5. Sr. Nilo admiração e respeito pela experiência e pelo ser humano que voçê é. Creio que suas palavras e contexto que tive oportunidade de ler, te caracterizam como uma pessoa generosa e preocupada com o próximo que sofre. Então gostaria de saber qual é o livro que te ajudou a controlar a ansiedade e a sindrome do pânico. Aguardo sua resposta, saúde e paz.

    6. Maria Aparecida Ferreira Rodrigues

      Li seu comentário, gostei muito, que exemplo de tudo, de determinação, coragem, perseverança e desprendimento. Eu estou começando também, tenho 56 anos, também preciso de tratar as minhas angustias da vida. Se você puder informar o nome do livro, vou ficar muito grata. Gostaria de fazer um grupo no whatszap para estudarmos ou participar de algum se já tiver um, meu email é: [ocultado por segurança]

  3. Gabriela Medeiros de Faria

    Descobri que a Psicanálise é a cura das feridas da alma. Quero estudar para melhorar as relações pessoais e profissionais, e poder ajudar outras pessoas.

    1. Valdirene Francisca da Silva

      Tranquei meu curso de Psicologia para cursar psicanálise. Já estou gostando da introdução .Quem deseja atuar na psicanálise precisa não só de certificado ma
      s estar alinhado a sociedade psicanalítica, para saber como a prática deve ser executada…

  4. Alessandra Cristina Cintra Moura

    Hoje estou começando o curso ,estou encantada com a psicanálise, certeza que irei aprender muito e poderei ajudar outras pessoas Grata.

  5. Ivanilde Rodrigues Ximenes

    Tem sido uma experiência muito válida!! A didática simples e eficaz!!
    Estou muito entusiasmada e feliz!!
    Muito obrigada!

  6. Inicio hoje minha jornada na Psicanálise com uma enorme vontade de mergulhar profundamente nesse universo que é a psiquê humana. O curso Somata é bem objetivo e direto quanto ao conteúdo necessário para a formação. Estou encantada com tudo o que tenho lido sobre a prática psicanalítica e tenho certeza que é a profissão em que me sentirei realizada ao exercê-la. Ajudar pessoas a mudar, melhorar ou transformar, o mínimo que for, as suas vidas, me deixarão imensamente grata.

  7. Elzanira Pereira Queiroz Paulino

    Decidi fazer Psicanálise porque entendi que minha missão aqui na terra é ajudar a curar a dor do outro.
    Sofri durante anos com síndrome do pânico e hoje entendo que foi por causa dos traumas que passei. Confesso que já estou maravilhada só em ver cada comentário,meu desejo é me tornar uma Psicanalista e conto com a SOMATA PARA REALIZAR ESSE SONHO.

    1. Giselle Lima de Almeida Santos

      Boa tarde!
      Estou no início do curso e muito entusiamada para tudo que será estudo no decorrer do curso de psicanálise.

  8. Eliete Aparecida de Souza Caser

    Excelente explicação! Gostei da metodologia e me tornar uma psicanalista será um divisor de águas na minha vida! Gratidão!

  9. Maria Marilene Menezes Santana

    OLÁ!! BOA NOITE!!!
    INICIEI O CURSO ONTEM E SINTO FELICIDADE DE ESTAR CORAJOSA SUBINDO O PRIMEIRO DEGRAU DE UMA ESCADA ILUMINADA… DESEJO AJUDAR PESSOAS A SAIR DE UMA CEGUEIRA QUE ENCOMODA MUITO…”O NÃO SABER PARA ONDE IR” ME SINTO CHAMADA A AJUDAR PESSOAS A SE AUTOCONHECEREM E ENCONTRAREM TAMBÉM O OBJETIVO DA VIDA.
    AGRADEÇO DESDE JÁ A PARCERIA COM O SOMATA

  10. Carla Isabel Medeiros Lima

    Olá! Estou amando iniciar o curso de Psicanálise pela Somata. Como vi na explicação, que para ser um psicanalista é preciso fazer parte de uma sociedade psicanalítica, gostaria de saber se a Somata já é uma sociedade psicanalítica ou de qual sociedade farei parte ao término e aprovação no curso. Obrigada!

  11. Naildo Venancio da Silva

    Estou no início do Curso e com grandes expectativas. Também quero me preparar para ajudar as pessoas em seus medos, dilemas, transtornos e fobias através da CURA PELA FALA.

  12. Maria Consuelo Barros Arantes

    Eu, há alguns anos atrás, comecei uma faculdade de psicologia mas não quis continuar após o quinto período. Agora, tenho a oportunidade na psicanálise e quero muito ser uma psicanalista e ajudar pessoas. Após muita pesquisa em diversos cursos me interessei pela Somata por ser mais direta e excelente atendimento. Começo hoje com muito ânimo e feliz pela nova profissão que vou abraçar.

  13. Eu me encontrei na psicanálise, estou fascinado com os conhecimentos adquiridos no curso da instituição somata, estou surpreso com o estudo da psique humana. Só me resta à dedicação no estudo. Um abraço a todos…

  14. Ana Lucia de Jesus Azevedo Terra

    Maravilhosa explicação, esclarecedora, obrigado por esta explicação iluminada, pois deu luz a esta dúvida que eu tinha.

  15. O texto é muito importante e tirou todas as minhas dúvidas em relação a profissão do psicanalista. É importante saber as diferenças e qual o campo de atuação. Grato pela explicação.

  16. Olá, estou iniciando o curso e com grande expectativa para uma boa formação, onde eu possa crescer com as análises pessoais e me preparar para atender e ajudar as pessoas, assim como eu precisei ser ajudada. Feliz com os esclarecimentos sobre o curso desde agora em que começo a jornada. Muito bom ter todo esse direcionamento.

  17. Maria Fernanda Freire Gatto Padilha

    Artigo muito esclarecedor! Aproveito para parabenizar o Instituto – até agora tive excelentes experiências com os áudios e conteúdos apresentados, e inclusive com a música tema de cada áudio.

  18. Acabo de começar o curso e estou impressionado com o método. A utilização de áudios me surpreendeu, tanto na ideia quanto a eficiência didática. Espero me adaptar o mais rápido e tirar o melhor proveito de todas as explicações, comentários e textos complementares.
    Este espaço aqui foi esclarecedor. Parabéns aos idealizadores.

  19. Danielle Georg de Arruda Costa

    Olá!
    Procurei muito um curso onde não houvesse leviandade nas práticas.
    Eu tenho muitos cursos na área de saúde , resolvi agregar com o curso de vocês. Estou adorando os áudios com as músicas classicas, tudo a ver com a proposta do curso da Somata.

    1. DANIELLE GEORG DE ARRUDA COSTA

      Sendo o única curso na área da saúde, aceita no exterior, por ser a clássica, está agregando no meu currículo. Minhas formações na área da saúde mental, já são perfeitas, mas, somente aceitas no Brasil. Lamentavelmente. POR ISSO QUIS FAZER NA SOMATA.

  20. Gláucia Aparecida de Paula Silva Mistretta

    Estou iniciando o estudo da psicanálise e gostei da forma clara e objetiva que o Somata aborda cada dúvida e assunto.

  21. Jurema Lira Buannafina Ramos

    Estou começando hj o curso. Há dez anos atrás fiz um curso de psicanálise clínica, presencial, o qual tranquei matrícula e não consegui retornar. Foi uma fase muito conturbada por conta da morte do meu marido que se suicidou e me deixou sozinha com três filhas com problemas psiquiátricos, a mais nova com apenas 8 anos de idade. Como a vida é feita de escolhas, priorizei cuidar da minha família pois, jamais poderia cuidar de outras pessoas sabendo da destruição q estava o meu lar. Com todos estes problemas e por conta do choque vivido, perdi a memória por alguns meses, a qual recobrei deficientemente ao longo do tempo. Por longos anos me senti incapacitada de voltar a estudar, mas tenho certeza que o agora é o momento. Hj minhas filhas já encaminhadas, uma já formada e as outras na faculdade, entendo q se eu pude ao longo destes dez anos superar toda batalha, poderei tmb ser capaz de concluir meu curso e ser devidamente capacitada a ajudar outras pessoas. Nasci para isso, enquanto eu não fizer neste mundo o que eu vim para fazer, não serei um ser humano completo. Hj aos meu 53 anos, me sinto mais preparada, mais consciente, e a responsabilidade me chama para ser o melhor que eu puder.

    1. Que você tenha muitas coisas boas na sua vida . E muito forte grande mãe parabéns. Sinto muito pelo seu passado .será uma excelente profissional ajudará muita gente .espero que seja feliz que a cidade de algo tao bom a ponto de vix E superar ainda mais

    2. Danuzia Martins Quixaba de Lima

      Com seu comentário me encorajou, tenho 49 anos estou começando hoje, tenho esse mesmo ideal, me autoconhecer e ao mesmo tempo entender a dor do outro e poder contribuir com o bem estar de cada um que confiar em minha capacidade profissional.
      Sinto muito por vc ter passado por esses momentos ruins, mas o melhor de tudo é que vc deu a volta por cima.

  22. Hilda Clarinda das Virgens

    Estou começando agora no curso.Estou gostando muito dos conteúdos.Acredito que para avançarmos nesta caminhada ,vamos precisar de muita dedicação para atingir o êxito desejado . Gratidão por fazer pare deste grupo. Boa noite a todos.

  23. Excelente explicação. Eu, a priori, tinha como uma visão de que a psicanálise fosse um curso de pós-graduação e que pudesse ser feito por quem somente houvesse cursado a graduação de Psicologia, entretanto, a partir da leitura do conteúdo acima, é uma formação independente, que pode ser feito por qualquer profissional de outra área, além da saúde. Uma outra informação relevante é que ser psicanalista, além de ser necessário estar vinculado a uma Sociedade de Psicanálise (que regulamenta o modo de actuar do profissional psicanalista), é importante estar calcado no tripé: teoria, análise pessoal e pratica supervisionada. Em resumo, para ser um psicanalista não basta apenas uma certificação, é necessário estudo, conhecimento, critério e, principalmente, estar vinculado a uma Sociedade de Psicanálise.

  24. Jair de Oliveira Magalhães

    Tive a oportunidade de fazer este curso nesta instituição e estou muito agradecido pelo que estou aprendendo. Parabéns Somata pela oportunidade que nos deu.

  25. Boa noite. A Somata me deixa orgulhoso com tamanha coordenação, estrutura e material extraordinário. Hoje compreendo com mais clareza a necessidade de ter uma Ótima formação para exercer a psicanálise clinica. Parabéns Somata.

  26. Estava procurando um curso assim direto e objetivo, mas com todos os aspectos que se precisa para ser tornar um psicanalista ” Terapeuta”. E quero muito fazer parte do Instituto logo após minha formação. De ate mão fico grato por essa parceria.

  27. Aos 60 anos de idade despertei e saí em busca de conhecimentos sobre a cura e bem estar físicos, através das terapias, que muito tem me ajudado. Aos 69 anos estou iniciando este curso, com muita motivação e expectativa de encontrar cura para as feridas da alma.
    Agradeço minha sobrinha Márcia pela indicação desse curso, que de pronto me interessou. Me sinto feliz pela oportunidade do curso e satisfeito pela equipe de trabalho do SOMATA, pela excelente explicação e exposição do conteúdo a ser estudado.

  28. Desde a adolescência sou procurada por amigos, familiares e colegas quando eles estão com algum problema. Agora nesta fase de pandemia… só aumentou. Eu sou cabeleireira, amo deixar as pessoas lindas e bem, mas percebo que sempre quis fazer mais do que apenas ajudar exteriormente. Vejo que como psicanalista eu poderei trabalhar realmente ajudando as pessoas que tanto sofrem.

  29. Gilda Adriana Dinali de Ávila

    estou gostando muito das explicações ,pois são bastante exclarecedora

    Sempre quis fazer o curso tenho me indentificado com o curso ,pois tenhofeito um alto estudo de mim mesma

  30. Lourdes Teresinha Teixeira Costa

    Apesar de estar bem no inicio do curso, sinto ser esclarecedor e estar lidando com uma Instituição séria e competente.
    Estou realizando um sonho que é me tornar psicanalista e cheguei aqui, após várias pesquisa sobre qual Instituto me matricular.

  31. Estou muito ansiosa para iniciar o curso!!! E quero usar tudo que tenho aprendido para presenciar pessoas felizes e curadas. Esse é o meu objetivo!!!

  32. Cláudio Henrique Custódio Lima

    Que maravilha. Estou com grandes expectativas para esse curso. Vocês do Instituto somata são incríveis. Top e de excelência, tudo perfeito. Obrigado por compartilhar essas informações tão enriquecedora.

  33. Guiomarino Maciel Tavares Filho

    Ao iniciar estou sentindo aquele friozinho na barriga. Ele revela que estou fazendo algo muito bom. Depois de ler vários comentários a respeito desse artigo e do curso recebi a confirmação.

  34. Danielle Cristinne Chaves

    Estou muito feliz em participar do curso que está superando as minhas expectativas. Quero me ajudar e assim poder ajudar outras pessoas a se superarem e a eliminar bloqueios, traumas, depressão, etc. Sou terapeuta e ser psicanalista complementa minha missão neste mundo. Gratidão Somata por possibilitar tais conhecimentos.

  35. Eu acho importante esclarecer as dúvidas quanto o que se faz necessário para a prática da psicanálise e toda a questão envolvendo as sociedades, órgãos. Até o momento, estou apreciando muito o curso.

  36. Maria do Carmo Ribeiro Swedt

    Estou começando o curso sou técnica de enfermagem mais tenho admiração pela psicanalise, quero dar o melhor de mim e a cada dia, conhecer aprender podendo por meio da psicanalise ajudar a mim mesma e as pessoas que muitas vezes ou a maioria se encontra perdido em meio a tantos conflitos interior e exterior.

  37. Estou descobrindo algo novo,algo que poderia ter iniciado tempos atrás,mas por falta de informacão eu não sabia que podia. Mas agora que eu sei, é pra valer!

  38. Luís José Espezim Pereira

    Hoje começa minha jornada aqui, vai ser muito gratificante poder navegar nestes mares de conhecimento da mente e do comportamento humano, segundo o próprio criador da psicanalise Sigmund Froid e trazida ate nos pelo Instituto Somata, gratidão a todos.

  39. Por tudo que li, acredito que agora chegou a minha vez de realizar um sonho..
    Acredito na competência dos profissionais do instituto Somata. Farei a minha parte.
    obrigada!

  40. Sou formada em Psicologia, inicio agora meu reencontro com Freud, agora de uma forma mais específica. Minhas expectativas são muito boas após ler os depoimentos.

  41. Sou advogada. Não exerço a profissão desde a última gravidez, ou seja, vai completar 9 anos. Tenho 3 filhos. 25, 21 e 8 anos. Meu filho mais velho é portador de autismo com TOC. Desde os 6 anos de idade dele acabei estudando demais sobre a mente humano, afim de tentar entender os acontecimentos… Acabei desenvolvendo TAG e depressão, pois sonhava com um filho normal e vencendo na vida… Foi difícil aceitar a condição dele… Acabei sendo obrigada em virtudes de tantos acontecimentos… Hoje, quero ajudar as mães de filhos fora da curva a superar o que parece insuperável… Quero ser luz no mundo e aliviar o sofrimento das pessoas.
    Hoje, estou buscando o estudo da psicanalise por ser uma área que me ajudou no passado, foi muito mais eficiente do que os psicólogos que encontrei no caminho… É uma área que tenho certeza que vai abrir as portas para contribuir com o mundo e fazer da minha jornada uma caminhada mais feliz… Quero deixar meu legado de AMOR e Compaixão no mundo… Que Deus seja meu guia e ilumine meus passos….

  42. Conhecimento sempre sempre é muito bem vindo e necessário. Já tenho um curso de psicanálise, sou formado em filosofia, teologia e psicopedagogo e, além disso, mestrando em psicanálise na IESLA, Buenos Aries. Optei em fazer esse curso por oferecer algo e informações que eu não havia recebido na formação anterior. Sem querer ser escrupuloso, mas procurando ser cuidadoso e responsavel na lida com o outro é que busco me aperfeiçoar em novos conhecimentos e ampliar a maneira de abordar a complexidade que envolve o ser humano. Estou contente por ter feito essa opção.

  43. Iniciei o curso em 04/01/022, quando decici mudar minha profissão, minha forma de ver o mundo e me analisar e encontrar onde eu posso melhorar.
    Dai já se vão 98 dias de excelentes aprendizados, estudando com calma cada módulo, lendo todos os livros complementares e outros da área que vão dar um grande respando assim vou me tornando a cada dia uma boa psicanlista. Se vale um conselho então vou dar: O tempo mínimo de 6 meses é o básico, mas para se aprofundar mais nessa área, o conhecimento e a observação são fatores chaves. Então meu amigo, minha amiga estude, estude, estude e seja extremamente observador, lembrem-se que o corpo tb fala.

  44. Graziele Monique Ferreira

    Psicanálise e a teoria Freudiana são minhas paixões. Sou pedagoga, pós graduada em psicanálise e espero em breve ao final do curso iniciar as sessões em meu consultório que está em reforma, mas já meu tão sonhado divâ.

  45. Kelly Cristina Carvalho Gomes

    Iniciando e me apaixonando cada dia mais pela Psicanálise. Não é o compreender em sua totalidade, uma vez que isso não é possível, mas, a busca dos sentidos, das ações, do emaranhado de perguntas soltas no pensamento consciente e inconsciente do ser humano. Ser auxiliadora no direcionamento das respostas questões individuais, poder estar neste processo com essas pessoas que nos procurarão, torna fantástica, mesmo que séria e sempre muito responsãvel, a oportunidade de ajudar a outrem.

  46. A explicação foi muitíssimo boa, pois acredito que seríamos por demais onipotentes acreditando que poderíamos trabalhar com a psique de outras pessoas sem o acompanhamento necessário de outros profissionais. Mesmo formados e estudados em Psicanálise, o atendimento e entendimento é diferente para cada pessoa. Tenho 56 anos, sou jornalista e professor universitário em minha área de formação inicial e resolvi estudar e me tornar psicanalista, pois acredito muito que poderei ajudar outras pessoas, mas, ao mesmo tempo, ser ajudado. Abraços a todos!

  47. Estou iniciando o curso com muitas espectativas! A explicação foi ótima! Quero aprender, crescer e fazer a diferença na vida daqueles que necessitarem.

  48. Conhecimento sempre é bem vindo, sou Graduada em Administração, Bacharel em Direito e Técnica Ambiental, porém busco me aperfeiçoar em novos conhecimentos e apreender a lidar com a diversidade e complexidade que envolve o ser humano na atualidade. Acredito que com o meu conhecimento, com a minha dedicação e com o ensinamento da a equipe Somata, farei a diferença para aqueles que de alguma forma necessitem de alguma ajuda.

  49. Marina das D. Amâncio Martins

    Estou iniciando o Curso e gostando muito da Comunicação e explicação em torno do Termo” Psicanálise”. Gratidão.

  50. Irene Perez Vernillo de Oliveira

    BOA NOITE, INICIANDO ESSE CURSO, COM MUITA ALEGRIA E GARRA, COM A CERTEZA QUE, TEREI UM CERTIFICADO E UMA ÓTIMA BAGAGEM CULTURAL.

  51. Em ouvir estes comentários fiquei muito feliz!!!
    Estou começando agora e pelo que parece e o que li deve ser muito bom vai ser muito bom trabalhar nessa área

  52. Amigos, amo o comportamento e a antropologia desde os 25 anos que leio sobre mente e corpo . decidi estudar mais e a psicanalise e este curso da Somata me dão o que preciso no momento para me aperfeiçoar e desenvolver habilidades capazes de ajuda a transformar pessoas para melhor. será um aprazer estar aqui com todos !!
    OBS se tiver alguém de Balneário Camboriú SC e quiser fazer como em 1922 criar um grupo presencial de conversas enriquecedoras e uteis ao aprendizado, estão convidados.
    Melhores cumprimentos
    FS

  53. Luciana Marmo da Fonseca

    Olá!
    Primeiramente gostaria de parabenizar o Instituto Somata pela qualidade dos áudios e total transparência em todas as explanações. Estou “startando” hoje os meus estudos nesse fantástico universo chamado psicanálise. Nasci escritora, dedico-me profissionalmente como Analista, onde elaboro procedimentos; normas e diretrizes técnicas aos setores de engenharia, assim como, manuais de prevenção para área de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde). Sou profundamente apaixonada pelo comportamento humano, “curar pessoas através da fala” é infinitamente maior do que o cargo em si, para mim, um dom lapidado pelas sociedades psicanalíticas e institutos como o Somata. Sou grata e imensamente feliz por estar aqui.

  54. Atanael Ribeiro da Silva Filho

    Gente a Somata pelo visto esta trazendo para nós alunos um grande potencial.
    Eu fui dependente químico passei por vários tipos de tratamento, conheci entorpecente e álcool com 25 anos de idade aos 33 decidi buscar ajuda e foi através das terapias com o pscanalista que descobri me conheci de verdade e hoje tenho 38 me vejo curado, porém preciso da manutenção a isso, estou aproveitando ao máximo tudo que li sobre pscanalise.
    Hoje pessoas tem me procurado muito para falar sobre esses assuntos e acabo encaminhando eles ao meu terapeuta, o mesmo me aconselhou a fazer esse curso, disse sobre meu perfil e estou amando poder fazer parte desse time, vamos ajudar muita gente e ao mesmo tempo ser ajudado.

  55. José Alcivan Gameleira Lima

    Ao ler os comentários vi como muitos assim como eu ficaram empolgados com o conhecimento q advém da psicanálise. Conheço um pouco a mente pois leio muito Freud e sei de alguns de seus conceitos q revolucionaram o mundo, tal como inconsciente, pre consciênte, consciente, requalque, Id, ego e superego e por aí vai. Quero neste curso me tornar um Psicanalista já q sou apaixonado pela área de atuação da mente e pretendo abrir uma clínica para ajudar outros a conhecer o q passa no seu inconsciente.

  56. Conheci o curso através de um amigo que tem formação no SOMATA e me incentivou a novos desafios. Sou pedagoga e estou entusiasmada com o curso.
    Gratidão!

  57. Fernando Sedenir Valde da Rocha

    Estou quase no final do curso, pois sou psicólogo, e tudo nos traz benefícios, mesmo sabendo das diferenças. Parabéns Somata pela capacitação e ajudar todos que tem interesse em aprimorar seus conhecimentos… Super recomendo

  58. José Renato Mascarenhas Santos

    Eu estava fazendo um curso de psicanálise mas parei porque não resultados, porém, graças a Deus estou no lugar certo, estou iniciando o curso e já estou amando..

  59. Excelente explicação…. Um mundo que jamais havia chegado perto… Mas que floresceu em mim… Estou encantado… Querendo mergulhar profundamente cada vez mais …. Obrigado ao curso …

  60. Gabriela Fernandes Tognoni

    Muita gratidão pela oportunidade de um curso que sempre quis fazer. A realização de um sonho. Vejo a seriedade da escola e do conteúdo.

  61. Andressa Silva de Oliveira Souza

    Acabei de ver que a sede do Instituto Somata é em Buenos Aires. Fiquei muito emocionada, pois foi lá que iniciei meus estudos em Psicologia e tive meu primeiro contato com a Psicanálise.
    Desde o primeiro momento, me identifiquei com a Psicanálise. E estou muito animada com este curso!!!

  62. Maria Aparecida Ferreira Rodrigues

    Estou gostando do curso, tenho 56 anos, estou terminando uma formação de Terapeuta Holística, também preciso de tratar as minhas angustias da vida motivo pelo qual procurei a terapia. Estou fazendo esse curso pois gostei da área de Terapia, pretendo aprofundar nos estudos para ir agregando a minha formação de terapeuta. Gostaria de fazer um grupo no whatszap para estudarmos ou participar de algum se já tiver um, meu email é: [ocultado por segurança].

  63. Estou começando o curso e ao meu ver O SOMATA deixa muito bem claro sobre o psicanalista e sua atuação, não deixando ninguém confundido ou enganado com o que esta aprendendo. Estou com bastante expectativas para as próximas aulas.

  64. Sempre soube que gostaria de ajudar as pessoas através de conversas, porém, não tinha noção de que a psicanálise poderia ser essa saída. Agradeço pela oportunidade de estar fazendo esse curso e tendo o conhecimento necessário para ajudar. Parabéns ao instituto e a todos os seus representantes.

  65. Valéria Cristina Almeida de Lima

    Sempre tive interesse por estudar coisas relacionadas ao comportamento humano, estou realizando um sonho fazendo esse curso e já estou gostando muito, espero poder contribuir na vida de muitas pessoas através da psicanálise

  66. Estou muito animada com o curso. Sou formada em Direito, trabalho no judiciário federal e sempre me interessei pela psicanálise. A mente é o órgão propulsor de todo o organismo humano e como dizem: mente sã, corpo são. Busquei a psicanálise como forma de autoconhecimento e para aplicação direta na minha vida e no meu trabalho.

  67. Renailda Gomes Santos da Silva

    Já tenho uma pós em psicanálise!
    Mas não fiz todas as análises supervisionadas.
    Agora estou iniciando e certa que serei uma terapeuta psicanalista.

  68. muito bem explicado.
    também espero poder aliviar de alguma forma os anseios da alma através do alto conhecimento primeiramente o meus e depois daqueles que também necessitam.
    E um prazer estar aqui.

  69. Cícero Marques da Silva

    muito boa as aulas ,dinâmica ,eficiente de fácil aprendizado e entendimento,muito bom.to adorando o curso ,parabéns aos professores e equipe

  70. Viviana Trindade Carneiro Capitulino

    Amei o curso, já estou na fase final fiz toda parte teórica, analise e agora atendimento supervisionado, essa jornada já valeu muito a pena e agora é continuar em busca de conhecimentos, já penso em iniciar o mestrado em psicanálise! Nota 10 Instituto Somata, obrigada pela oportunidade!

  71. Magda Keise Deolindo Lino

    Estou iniciando o curso hoje, escolhi a dedo onde fazer minha formação .. A didática do somata e simplificada e de claro entendimento .. Gratidão

  72. Iniciando curso…A metodologia/didática me chamou a atenção de imediato, com a utilização do áudio (Podcast), afinal escutar é um dos nossos desafios atuais, para ajudar precisamos saber ouvir. Um modulo apresentado/estudado por vez é didático/pedagógico, afinal o conhecimento é um processo que deve ser feito aos poucos, não passando etapas.

  73. Nilda Gomes Pereira de Assis

    Estou iniciando o curso hoje. Espero conseguir chegar ao meu objetivo, estar pronta pra ajudar a mim e outras pessoas que necessitam da psicanálise. Parabéns a todos que comandam o curso. As explicações excelentes!

  74. Vinicius Alvarez de Carvalho

    Somata foi indicado por um amigo que enalteceu a instituição, e realmente tem me surpreendido.

    Vamos aos estudos e às descobertas.

  75. Danielle Santana de Faria

    Bom dia, estou fazendo o curso de psicanálise pois era um sonho ha alguns anos e estou gostando, excelente explicação. obrigada!

  76. Toni Sidi Ferreira Pereira

    Ótima explicação, texto bem completo, claro e objetivo.
    Estou iniciando hoje o curso e gostei muito desta parte inicial.

  77. nao é tao facil quanto parece.
    Realmente exige nao só certificado, mas uma ampla base de conhecimentos práticos para ajudar o próximo!

  78. Italo Ramon Santos Bandeira

    iniciando hoje minha Jornada na Somata, porém, encantado com psicanalise desde de 2018 quando comecei tímidas leituras a respeito da mesmo. O material apresentado é bastante didático, compreensível e de gostoso de ler.

  79. Cesar Fernandes de Mattos

    Sempre tive fascínio pelo assunto.
    Estou ansioso para seguir os estudos.
    Até aqui, só tenho elogios para o método de ensino.

  80. Altamir dos Santos Barbosa

    Estou fazendo o curso há alguns meses e estou amando. Apesar de estar fazendo psicologia, mudaria para uma graduação em psicanalise, caso tivesse conhecimento da existência dessa modalidade.

  81. De fato, há que se afiliar a alguma sociedade ou ordem regulamentadora, a fim de seguir diretrizes éticas. A falta destas, pode acarretar em contaminação e invencionices nos métodos de atendimento, descaracterizando assim a pura psicanálise.

  82. Nerivaldo Cunha do Norte

    Iniciei o curso hoje, não conhecia nada sobre a psicanálise, ou oq achava que conhecia é completamente diferente. Amando o curso, cada dia me interesso mais!

  83. Francisco das Chagas da Silva

    Estou iniciando o curso, estou muito bem esclarecido ate agora, não encontrei tal clareza em nenhuma outra instituição q pesquisei,,

  84. Parece fácil mas não é, sinto que a busca pelo conhecimento é constante e que um certificado não te habilita a ser um psicanalista como qualquer outra profissão precisa de um amparo legal para assumir.

  85. Marcos dos Santos Argôlo

    Ótimas explicações. Bom saber que a psicanálise tem sua representatividade bastante relevante tendo como coluna de sustentação as sociedades espalhadas por várias cidades. estou começando o curso agora. Vou me empenhar a cada etapa para o ter o melhor deste curso tão importante pra todas as sociedades e pessoas que querem se conhecer e ajudar outras pessoas e se compreenderem com a colaboração daa análise.

  86. Estou iniciando o curso hoje, e estou encantada com as primeiras informações, mostra ser um curso serio e que realmente tem preocupação em formar excelentes profissionais!! Espero me tornar uma grande psicanalista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Fale conosco