Pular para o conteúdo

Como estudar psicanálise

imagem de livros usados

Quando falamos de psicanálise, é sempre prudente recorrer aos autores originais e evitar intermediários. Isso significa que, para aprender corretamente a psicanálise, é necessário estudar primeiramente Freud, em seguida aqueles que permeiam os aspectos não abordados por Freud (aspectos que sejam realmente importantes, tais como: a formação do ego e superego, psicose infantil, neuroses, identidade, conflitos psicossociais oriundos da cultura etc.). Neste caso, estamos falando de Melanie Klein, Karen Horney e Erik Erikson.

Ler outros autores que “explicam” ou “revisitam” Freud significa incorrer em um erro grave que dificilmente pode ser revertido em pouco tempo, tendo em vista a capacidade de muitos desses autores de subverterem totalmente o que Freud propôs. Ou seja, evitar a qualquer custo qualquer autor que “retorne” ou “revisite” Freud.

Freud e os demais psicanalistas importantes (citados acima), geralmente sintetizam e consolidam seus pensamentos em suas últimas publicações. Como exemplo temos “Meu contato com Josef Popper – Linkeus” de Sigmund Freud (1932) e “Inveja e Gratidão” de Melanie Klein (1957), duas obras necessárias a todos que desejam aprender efetivamente o que é psicanálise.

Cursos de psicanálise – onde estudar psicanálise

A psicanálise pode ser ensinada presencialmente ou online (Freud, por exemplo, orientava por cartas, vide o caso “O Pequeno Hans”). Vale, no entanto, uma observação importante: evitar cursos que ensinam todos os autores existentes de psicanálise e, principalmente, evitar cursos que distribuem inúmeros livros e arquivos PDF para leitura.

pintura de uma senhora estudando
Senhora estudando – Pintura de Nicolaes Maes, 1643-1693 – óleo sobre tela

Por qual motivo devem ser evitados? Pois esses cursos utilizam uma estratégia pedagógica que provoca information overload. Isto é, um efeito incapacitante que impede o aprendizado lógico devido ao excesso de informação. Por esta razão, tais cursos dão brecha para a prática psicanalítica completamente distorcida, algo extremamente perigoso para a mente humana.

Para entender exatamente como isso funciona, basta imaginar a seguinte situação: você está no escuro e, de repente, alguém chega e aponta uma lanterna para o seu rosto, diretamente para os seus olhos. Apesar de ver a presença da luz (conhecimento), você não conseguiria ver mais nada, nem mesmo poderia tirar algum proveito da luz. Da mesma maneira acontece com o conhecimento.

Há também o cenário contrário: cursos de longa duração (2 a 4 anos) que oferecem apenas 1 ou 2 encontros por mês (a cada quinze dias, por exemplo). Para o aprendizado em si isto não é um problema, porém pode ser custoso para o bolso. Afinal, serão 4 anos pagando para ter apenas uma aula por mês.

Assim, para estudar psicanálise e aprender, é necessário escolher cursos que tenham estratégias pedagógicas sólidas que estejam verdadeiramente empenhados na lapidação do conhecimento humano. O conteúdo do curso deve ser apresentado gradativamente, pois somente assim a mente humana é capaz de aprender e absorver eficientemente. Um sistema ideal deve oferecer material único e tutoria semanal. Conheça o curso de psicanálise Somata.

Marcações:

11 comentários em “Como estudar psicanálise”

  1. Quero realmente fazer um curso baseado nos estudos e conclusões de Freud, acho ele incontestável, apesar de ter encontrado barreiras na sua vida acadêmica.

  2. Concordo plenamente com essa visão de estudarmos Freud e quem alinhou-se aos seus pensamentos, pois ai estaremos na fonte,a metodologia que tenho experimentado na somata tem sido muito válida no meu processo de aprendizagem.

  3. ROBERTO RODRIGUES DA SILVA

    Com certeza com FREUD , pois eu não acho certo estudar com muitos autores de uma so vez ,sem saber por onde começar.

  4. Há 1 ano pesquiso sobre, em qual instituto fazer minha formação…cheguei a conclusão que o SOMATA me inspirou confiança. Me inscrevi.

  5. Olá, já estou estudando e acabei de eliminar a primeira etapa. Está sendo muito bom, já descobri muito de mim no que estudei. Recomendo pra quem deseja um pleno autoconhecimento.

  6. Tem pelo menos uns quatro anos que estou procurando um curso de psicanálise online que pudesse satisfazer meus anseios. Encontrei o Instituto Somata e estou maravilhado com a metodologia de ensino.

  7. Aglaé Santana de Oliveira

    Indico totalmente o Instituto Somata, eles têm total propriedade do conteúdo aplicado em todo curso. É extremamente comprometido com o que realmente descreve: no que é a psicanálise e no que é ser um psicanalista.

  8. MOISES FELIX DE OLIVEIRA

    Depois de muito pesquisar, encontrei no Instituto Somata o que tanto procurava, ou seja, uma formação com base no tripé psicanalítico: teoria, análise pessoal e supervisão. O instituto Somata tem uma ótima metodologia, didática com acampamento sério, sempre priorizando o melhor para a formação do estudante. Já estou na fase final de minha formação, supervisão, recomendo a todos que querem fazer um curso de Psinalise sério e com ótima qualidade.

  9. Recomendo os cursos da SOMATA, são esclarecedores e exigentes,pensei que ia ser fácil, mas eles pegam pesado,e eu também dou troco estudando.Já estou no final do 3 módulo, e o mais interessante estou fazendo descobertas pessoais da minha natureza.vale a pena!

  10. Bianca de Oliveira Elias

    Estou no terceiro módulo do curso e estou tendo um profundo autoconhecimento e estou me preparando para atraves da psicanalise ajudar outros.

  11. Posso afirmar que estou completamente satisfeito com o curso de psicanálise da SOMATA é que eu buscava. Já possuo alguns cursos livres na área da psicanálise e também cursos acadêmicos de pós graduação em psicanálise clínica e psicanálise e psicologia. E de todos que estudei, até momento, este curso, é que buscava para desempenhar uma exímia competência profissional e manter resultados satisfatório na vida dos meus pacientes/clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Fale conosco