Pular para o conteúdo

Podcast#27 – A função do(a) psicanalista

Neste programa, falamos sobre como o papel do(a) psicanalista na clínica. Apresentado pelo professor e psicanalista Luís Carlos.

Música: Piano Concerto #1 In B Flat Minor, Op. 23 – Allegro Non Troppo – Tchaikovsky

Marcações:

21 comentários em “Podcast#27 – A função do(a) psicanalista”

  1. Construções na Análise, 1937, Sigmund Freud.
    O analista é mediador no processo de lembrar do paciente, manejar as repetições do paciente e elaborar( trabalhar as repetições) ajudando assim o paciente a sentir alívio de seus sintomas. As construções são feitas pelo analista, se utilizando de todo o material da fala do paciente.

  2. Setting o Psicanalista tem que esta envolvido no Recortar, Repetir e Elaborar.e no desfecho o que está angustiando o analisando. Tem que ser preciso nas interpretações dos ocorrido na livre Associação.

  3. Realmente esta é a forma do trabalho psicanalítico. Preciso ir aprofundando e colocando cada vez mais na pratica. A cada dia estou aprendendo mais. Obrigado por estes podcasts.

  4. Construindo uma narrativa ao cliente construir algum sentido para o paciente ou seja mediar faz toda a diferença no atendimento para resignificar. Parabéns pela excelente didática.!

  5. Que explicação clara e objetiva, deixando evidentes os pontos principais pelos quais devemos buscar sanar ou diminuir o sofrimento de nosso cliente/paciente. Parabens professor Luiz Carlos.

  6. Cabe ao analista não conduzir, não impor, deixar o cliente mesmo se auto analisar, mediante da sua dor, sofrimentos, alegrias haverá alivio a sua angústia. Freud, o “limite entre o que se descreve como estado mental normal e como patológico é tão convencional e tão variável que é provável que cada um de nós o transponha muitas vezes no decurso de um dia” (Freud,, 1906).

  7. José Alcivan Gameleira Lima

    Achei interessante a explicação do prof Luis Carlos. Realmente cabe ao psicanalista manter-se neutro na narrativa do paciente e usar os fragmentos para ajudá-lo a ter posse do q tava esquecido ou recalcado. De posse de tal conhecimento cabe, no caso ao paciente, determinar o q deve ser feito com o teve acesso.

  8. Iniciando o curso agora e absorvendo tudo com muito comprometimento e prazer. Obrigada, professor Luís Carlos , pelas explicações traduzidas com tanta objetividade e clareza.

  9. Salve a todos!
    Estou cursando psicanálise aqui na Somata e estou amando.
    Este curso a princípio , conduziu minha história de vida pra outra direção, obtive um aprofundamento de meus pensamentos e uma análise mais próxima da minha realidade e de tudo que me cerca.
    Uma capacitação, preparação gradual para atuar no campo do entendimento e desenvolvimento humano. Uma oportunidade ímpar de crescimento em todas as esferas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Fale conosco