No Brasil, há ainda muita confusão sobre o que é neurose, psicose e perversão. Erroneamente, graças a vertentes lacanistas propulsionadas por psicólogos moralistas (leia-se: preconceituosos), acredita-se que perversão seja uma “estrutura clínica” dentro da psicanálise. Neste texto, veremos o que são as supostas “estruturas clínicas” e por qual razão a perversão não faz parte delas.
O que são estruturas clínicas?
O termo “estrutura clínica” é um termo utilizado por terapeutas lacanianos que seguem a corrente lacanista de terapia. Não é um termo psicanalítico, portanto o seu uso dentro da psicanálise é totalmente inadequado. Para o lacanismo (doutrina dos que seguem Jacques Lacan), a “estrutura clínica” é a solidificação da resolução do complexo de Édipo. Ou seja, conforme o indivíduo encontra uma solução para esse conflito, irá se tornar neurótico, psicótico ou perverso.
Novamente, é importante lembrar, isso não faz parte da teoria psicanalítica. A ideia de que a resolução do conflito edípico seja definitiva na forma em que o indivíduo lidará com o mundo não tem qualquer relação com os ensinamentos de Freud ou de qualquer outro autor dentro da psicanálise.
Então o que é neurose, psicose e perversão?
Tanto a neurose quanto a psicose são resultados dos conflitos vividos pelo bebê na sua relação primária. Isto é, a depender da relação que o bebê tem com o seio/mamadeira, poderá desenvolver estratégias neuróticas ou psicóticas para viver em sociedade. Além disso, a estratégia adotada pelo bebê pode mudar constantemente. Isso significa que um neurótico pode pender à psicose, assim como um psicótico pode pender à neurose durante toda a vida.
A perversão não tem qualquer relação com neurose ou psicose, portanto não pode ser considerada como uma ação resolutiva do conflito edípico, tampouco como estrutura clínica.
Para fins de compreensão, a perversão é uma faceta da pulsão de morte (presente em todos nós na mesma medida que a pulsão de vida). Como resultado, desde que nascemos somos perversos na mesma proporção em que contemplamos o júbilo da vida. Em nossas relações primárias, fazemos investidas sempre que queremos a gratificação. Tais investidas, como frutos da pulsão de morte, utilizam-se das tendências predominantes do bebê para sua execução: sádico-oral, sádico-anal e sádico-uretral. Essas execuções, são portanto, o suprassumo da perversão presente em todos nós.
Como a pulsão de vida e pulsão de morte são executadas constantemente na mesma proporção, vivemos a perversão constantemente, independentemente se somos neuróticos ou psicóticos.
A partir de agora, lembre-se: sempre que alguém disser que “neurose, psicose e perversão” são estruturas clínicas na psicanálise você estará diante de uma falácia com fins nosográficos, cujo único objetivo é a perpetuação de preconceitos e estereótipos.
Muito interessante. Sou novato aqui, mas já grato!😊
Desculpem a minha ignorância… Iniciando o curso… E um infinito a saber….
Pergunta:
Perversão: Pulsão de Morte
Júbilo de vida: Pulsão de vida ( libido)
Como diz no texto:
” Presente em todos nós na mesma medida…”
Ok…
Mas expor Las ou trazer a prática, digo “a perversão e o jubilo de vida”, estariam tbm relacionados ao ID ou SUPEREGO dominantes?
Obrigado…
Interessante essa desconstrução; só poderia vir com exemplos de funcionamento de estrutura, para analisarmos com mais elementos. Obrigada.
Um psicótico pode tender a neurótico ou um neurótico a psicose isso vai se dar ao seu habitat e os conflitos atuantes nele. Já na perversão podemos dizer que nascemos nessa dualidade morte e vida…posso dizer que a perversão é o nosso lado sombra,a nossa guerra constante .
Gostei da explicação
Estou gostando muito.
Estou gostando muito desse curso ,porém tenho que pesquisar muitas palavras por nao saber o siguinificado .
Isso é ótimo porque estou aprendendo em dobro .
Muito a aprender sem dúvidas! Vivendo e aprendendo…
Cada dia uma nova descoberta , cada descoberta um impacto, amando.
Uau, que aula boa estou amando esse curso
Obrigado pela explicação foi de grande valia .
A cada dia novas descobertas…muito bom esse curso.
Muito bom
Maravilhado com tanto saber!!