Pular para o conteúdo

Atos falhos

Atos falhos são erros verbais ou comportamentais que revelam desejos inconscientes recalcados. Normalmente, quando há sobrecarga nas funções defensivas do ego, o desejo que estava reprimido é capaz de se manifestar, caracterizando o ato falho e evidenciando o sintoma.

Os atos falhos podem ocorrer:

– Na linguagem: trocar uma palavra por outra na hora de falar, ler ou ouvir;
– Na memória: esquecer de fazer algo que deveria fazer, esquecer um nome, palavra etc.;
– No comportamento: pisar em falso, derrubar algo no meio de uma conversa, quebrar algo etc.

Exemplos de atos falhos:

– Chamar a(o) atual namorada(o) pelo nome da(o) ex, evidenciando a permanência do alvo libidinal e sua transferência;
– Durante uma conversa, derrubar “inadvertidamente” algum objeto, evitando assim o que gera ansiedade e manifestando a pulsão destrutiva recalcada sobre o mesmo;
– Esquecer uma palavra, impossibilitando tanto o início quanto a continuidade de uma conversa.

Os desejos manifestados pelos atos falhos sempre serão atualizações de desejos arcaicos (que trazemos desde a infância). Isto é, trocar o nome da(o) atual pelo nome da(o) ex não significa desejo pela(o) ex necessariamente, mas sim pelo objeto que cumpre essas funções libidinais e destrutivas.

Marcações:

8 comentários em “Atos falhos”

  1. Miriam Machado de Almeida

    Muito interessante. Eu quando estou muito sobrecarregada, incorro também nisso de sair de um cômodo da casa para pegar alguma coisa e no meio do caminho, me distrair com algo e esquecer o que estava indo pegar. aquela pergunta: o que estava indo fazer mesmo? Aí depois de um tempinho vc lembra. Como um lapso, seria isso?

  2. Tatiana dos Santos Araújo

    Quem nunca cometeu atos falhos?
    Atitudes que são representadas por desejos ou repreensões escondidas no inconsciente, que podem surgir de maneira natrural.

  3. Liliane Trovati Vieira Chaves

    Interessante como o ego nos protege do “medo de morte, abandono, rejeição, etc.” do inconsciente. Agora que trazemos ao cognitivo situações tão corriqueiras como trocas de nomes, esquecimentos, atos estabanados, percebemos o quanto somos humanos e cometemos atos falhos constantemente. Bem-vindos à vida!

  4. Observando as variadas manifestações de atos falho é possível notar a presença evidente das pulsões… olharar para cada uma delas, escrevendo-as(adotando-as num papel) nos ajudaria encontrar sua fonte nos ajudando a resignifica-las apenas ou Tb apartando-as de nosso inconsciente manifesto?!

  5. Ana Messias Rios Carneiro

    Atos falhos tão normal no nosso dia a dia quem nunca se deparou com uma situação de esquecer o que ia fazer ou falar ,na maioria das vezes comigo isso acontece quando estou pensando eem como resolver várias coisas ao mesmo tempo tanto intencional como pensando realmente nas soluções de várias coisas ao mesmo me desligando do que está acontecendo no momento aí a mente vai e falha

  6. Rosane Chaves Cavalcante Guinátio

    Acredito que nós temos nossos momentos de atos falhos, seja por cansaço ( o que ocorre comigo) ou per inúmeras causas como : esquecimento, stress , deslocamento social etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
× Fale conosco